NOVA TURMA: OUTUBRO/2022
TURMA 4
Inédita no Brasil, a primeira Pós-Graduação que ensina a identificar e tratar as comorbidades do autismo que geram sintomas neurológicos, a entender os impactos da epigenética e tudo sobre a relação do Autismo e TDAH com os sistemas gastrointestinal, imunológico, hormonal e neurológico. Sob a coordenação da Dra Tielle Machado e da nutricionista Gabriele Correa, ambas trazendo suas experiências clínicas com mais de 4 mil atendimentos exclusivos à pacientes autistas e com os melhores professores médicos e nutricionistas especialistas, esta pós traz o que há de mais novo e científico sobre a abordagem INTEGRAL no autismo e TDAH.
PREPARA-SE PARA UM
VEJA ALGUNS DOS
Aprofunde seus conhecimentos sobre a genética, epigenética, fatores ambientais, polimorfismos genéticos como MTHFR, MTR, MTRR, CBS, COMT, MAO, VDR, SUOX, estresse oxidativo e processo inflamatório crônico, permeabilidade intestinal, neurotoxicidade x neuroplasticidade
Entenda com detalhes os distúrbios no trato gastrointestinal, esofagite eosinofílica, seletividade alimentar, SIBO, disbiose e doença inflamatória intestinal. disfunção mitocondrial, distúrbios imunológicos, alergias e sensibilidades alimentares, distúrbios endócrinos, doenças infecto-parasitárias e as repercussões na sintomatologia do autismo: ansiedade, transtorno obsessivo compulsivo, depressão, insônia, epilepsia, TDAH, agressividade e auto-agressão
Saiba compo direcionar a base de tratamento evitando erros de conduta através da investigação para doença celíaca, encefalite autoimune, PANS, PANDAS, epilepsia, TOC, deficiência intelectual, TME, TDA/H, esquizofrenia, Síndrome de Landau-kleffner, Síndrome de Rett, Síndrome do X-Frágil e Síndrome de Tourette
Aprenda tudo sobre a solicitação e interpretação detalhada de exames laboratoriais iniciais, secundários e de imagem de acordo com a clínica e sequência otimizada. Hemograma, Homocisteína, Insulina, Hepatograma, Ferritina, Cinética do Ferro, VHS, Lipidograma, FAN, Fator Reumatóide, IgA total, IgA tTG, IgG DGP, TNF-a, IL6, – Proteína C reativa, ACTH, ADH, Cortisol, Zinco, Cálcio, Magnésio, Fósforo, Selênio, Cobre, Vitaminas A, E , C, B12, B6, Ácido Fólico, 25(OH) Hidroxivitamina D, 1,25(OH) Hidroxivitamina D, Aldolase, Calprotectina, Acilcarnitinas, Lactato, Piruvato, dentre outros. Exames especiais: Mineralograma capilar, polimorfismo genético, sensibilidade alimentar, exames salivares, coprológico funcional, ácidos orgânicos, ressonância magnética do crânio com espectroscopia de prótons, VEEG, PSG, Cromatografia de Aminoácidos, Swab de orofaringe, dentre outros.
Compreenda a neurogastroenterologia, o eixo microbiota – intestino – cérebro e o sistema nervoso entérico com detalhamento tanto das manifestações neurológicas ocasionadas por distúrbios gastroenterológicos, quanto das manifestações gastroenterológicas resultantes dos distúrbios neurológicos. A relação completa do autismo com o intestino e modulação da microbiota intestinal.
Aprenda a conduta, prescrição e manejo de Distúrbios Alimentares, discussão de métodos de anamnese e ferramentas de avaliação inicial. Como identificar alterações nutricionais e apontar fatores de risco ambientais relacionados com a prevalência do TEA. Alergia mediada por IgE, Alergia mediada por IgG, Desordens relacionadas ao Glúten (Doença Celíaca, SGNC, Ataxia glúten induzida, DH, Alergia ao trigo). Leaky Gut e a via da zonulina, caseomorfina e gluteomorfina. Apresentação das principais condutas dietoterápicas individualizadas, dieta cetogênica, anti-fúngica, baixo oxalato, fodmap, rotação / eliminação, body ecólogo, Feingold, Dieta do Carboidrato Específico, Baixa histamina, GAPS.
Tenha domínio sobre a investigação e tratamento dos sintomas relacionados ao transtorno do deficit de atenção e/ou hiperatividade que possam estar relacionados à nutrição (em especial ao consumo de alimentos pró-inflamatórios), distúrbios biológicos, imunológicos e inflamatórios. Substâncias anti-nutricionais e a relação com os sintomas de TDAH. Brain fog e a relação com o glúten. Opções naturais para o TDAH: uso de adaptógenos, fitoterápicos, nutracêuticos, acupuntura, exercício físico com foco na redução da necessidade medicamentosa.
Aprenda com a Prática Ambulatorial Online através do atendimento à pacientes do Centro Integrado de Saúde (CIS) da UniAmérica o passo a passo da conduta e investigação de comorbidades do TEA e TDAH. Acompanhe desde a elaboração da anamnese, as prioridades de investigação, a sequência de tratamentos, o planejamento alimentar com a nutricionista, sedimentando e colocando em prática todo o conhecimento aprendido nas aulas.
QUEM É A DOUTORA
Dra Tielle Machado é médica com 12 anos de experiência formada pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro e mãe de autista.
É pós-graduada em Nutrologia pela ABRAN e pós-graduada em Adequação Nutricional e Manutenção da Homeostase Endócrina pela Uningá e membra da Medical Academy for Pediatrics Special Needs (MAPS) nos Estados Unidos.
Hoje além da prática médica atua como palestrante, pesquisadora e ministra cursos de aperfeiçoamento para centenas de médicos e nutricionistas. Seus treinamentos ensinam a enxergar o autismo além dos sintomas, compreendendo que a bioquímica e a fisiologia humana fazem parte de um emaranhado quebra-cabeça a ser desvendado através dos marcadores biológicos que diferenciam o Transtorno do Espectro Autista das comorbidades associadas a ele.
O QUE DIZEM
Pediatra: “É a corrente do bem… eu reconheci a minha missão aqui, tenho muito orgulho de ter sido dessa primeira turma.”
Psiquiatra: “Abriu meus horizontes e me traz a possibilidade de efetivamente tratar meu paciente de forma profunda”
Nutricionista: “Eu vim de outra instituição e superou todas as minhas expectativas… mudou a minha prática clínica.”
Nutricionista: “Uma troca de gratidão gigante por tudo que aprendemos… me encantei e descobri a minha missão.”
Pediatra: “Mudou minha vida totalmente… seus cursos e a sua pós-graduação mudaram a minha clínica no consultório, agradeço como profissional e como mãe.”
Nutricionista: “Quando os meus pacientes começaram a vir no retorno e me dar o feedback eu vi que estava dando certo. Hoje eu vejo o quanto que eu mudei, eu sou outra pessoa”
Faça sua Matrícula com o maior desconto possível. É por tempo limitado!
CONHEÇA AS
AO FINAL DESSA PÓS GRADUAÇÃO
PÓS GRADUAÇÃO
Desenvolvida pela Dra Tielle Machado em parceria com a UniAmérica, o primeiro Centro Universitário do Paraná sem fins lucrativos e é considerada pelo MEC uma das instituições de ensino mais inovadoras do país. Com foco exclusivo no aprendizado real dos acadêmicos, o Centro Universitário tem o propósito de ser um ambiente de ensino e aprendizagem que permita gerar oportunidades para as pessoas serem protagonistas da própria evolução, através de processos educacionais inovadores e integrados à comunidade, em prol da transformação social.
A Ciência já provou que a Nutrição e Dietas Especiais Individualizadas melhoram a Saúde, o Aprendizado e o Comportamento das Pessoas com Autismo e Distúrbios Relacionados (veja alguns exemplos abaixo):
Nutrients publica o protocolo do estudo abrangente de nutrição / dieta em crianças com autismo que foi seguro e eficaz, resultando em: Aumento de 4,5 vezes na idade de desenvolvimento; Aumento do QI em 7 pontos; Redução dos sintomas de autismo; Diminuição do desconforto gastrointestinal; Diminuição da ansiedade e melhora do humor …”
Frontiers in Psychiatry publica Revisão Sistemática e Metanálise que aponta a relação da Microbiota Intestinal e Autismo: Pesquisadores identificam diferenças significativas na microbiota de indivíduos autistas, evidenciam a associação entre o TEA e alteração da microbiota e reforçam a importância das pesquisas para um preciso tratamento microbiológico no TEA.
Nutrients publica nova Revisão Sistemática e Metanálise sobre Autismo e Microbiota Intestinal: Pesquisadores confirmam que autistas apresentam uma maior disbiose intestinal que impacta não apenas nas comorbidades gastrointestinais, mas também na intensidade da sintomatologia autística e sua relação com a severidade dos sintomas do autismo.
European Journal of Pediatrics publica Metanalise evidenciando a associação da Hipersensibilidade alimentar com o TEA: Pesquisadores evidenciam uma associação entre hipersensibilidade alimentar e o Transtorno do Espectro Autista, ressaltando que meninas e indivíduos com menos de 12 anos podem ser mais sensíveis a essa associação.
Clinical Nutrition ESPEN publica Metanálise mostrando que alimentos podem ajudar ou piorar os sintomas no TDAH: Revisão Sistemática e Metanálise confirma a relação da alimentação com os sintomas de TDA/H, em que alimentos não saudáveis podem piorar os sintomas, enquanto que uma alimentação saudável pode ajudar reduzir os sintomas significativamente.
Translational Psychiatry publica Revisão Sistemática e Metanálise relacionando marcadores de Estresse Oxidativo com Autismo: Marcadores de Estresse Oxidativo (como altos níveis de homocisteína, cobre, MDA e baixos níveis de glutationa, SAM/SAH e de vitaminas B9, B12, D e E) têm potencial para serem utilizados como marcadores de diagnóstico precoce no TEA.
Journal of Molecular Neuroscience publica Metanálise que relaciona polimorfismos do receptor da Vitamina D e Autismo: Pesquisadores conseguem evidenciar o aumento significativo de risco de autismo em pessoas com o polimorfismo do gene VDR, receptor da Vitamina D.
BMC Pediatrics publica Metanálise que mostra a relação de autismo com o polimorfismo MTHFR e Vitamina B9: Pesquisadores confirmam que o polimorfismo MTHFR C677T, conhecido por causar aumento de marcadores inflamatórios e diminuição de folato livre no organismo, aumenta o risco de autismo.
“Mortalidade intra-hospitalar entre adultos com transtorno do espectro autista nos Estados Unidos: uma análise retrospectiva dos dados de alta hospitalar dos EUA”
A maioria das comorbidades metabólicas, gastrointestinais e relacionadas à nutrição que se iniciam na infância da criança autista são tratáveis. Entretanto, quando são ignoradas por serem confundidas com sintomas do autismo, estas comorbidades se transformam em doenças crônicas no adulto autista que passam a ter maior chance de morrer prematuramente antes dos 40 anos, acumulando entre 10 a 27 comorbidades (muitas que poderiam ter sido tratadas) no momento da morte.
Através de uma análise retrospectiva de dados de 2004 à 2014 sobre 34,237 autistas, este estudo mostrou que adultos com transtornos do espectro autista que morreram em hospitais tiveram um risco maior de ter entre 10 e 27 comorbidades médicas observadas no momento da morte, incluindo diabetes, hipotireoidismo, artrite reumatóide, doença vascular do colágeno, obesidade, perda de peso, distúrbios de fluidos e eletrólitos, anemias por deficiência e paralisia.
A Pós-Graduação em Abordagem Integral no Autismo e TDAH é a primeira e única no Brasil a tratar esse tema ensinando estratégias para prevenção de doenças associadas às comorbidades do autismo e ao uso crônico de medicações desde a primeira infância.
AINDA COM DÚVIDAS?
Os pagamentos das mensalidades podem ser realizados por cartão de crédito ou boletos.
Para se matricular é preciso que você seja graduado em Medicina ou Nutrição. Caso você tenha uma outra graduação diferente, mas esteja atualmente cursando Medicina ou Nutrição em uma faculdade, você também pode fazer a nossa Pós-Graduação.
A Pós-Graduação possui carga horária de 420 horas e duração de 12 meses.
A Pós-Graduação possui aulas gravadas e aulas ao vivo.
A aula ao vivo ocorre uma vez por mês, das 09:00hs até as 19:00hs aos sábados da seguinte forma:
09:00 às 11:00 Aula Modular
11:00 às 11:30 Intervalo
11:30 às 13:30 Revisão de Conteúdo
13:30 às 14:30 Almoço
14:30 às 16:30 Aula Modular
16:30 às 17:00 Intervalo
17:00 às 19:00 Discussão de Casos
A aula inaugural da terceira turma ocorrerá no dia 16 de Abril de 2022.
A cada mês uma nova disciplina com aulas gravadas em estúdio é liberada e aula ao vivo dessa disciplina ocorre de acordo com o cronograma abaixo:
AULAS ONLINE AO VIVO (das 09hs às 19:00hs):
28 de Maio de 2022
25 de Junho de 2022
30 de Julho de 2022
27 de Agosto de 2022
24 de Setembro de 2022
29 de Outubro de 2022
26 de Novembro de 2022
17 de Dezembro de 2022
21 de Janeiro de 2023
11 de Fevereiro de 2023
18 de Março de 2023
22 de Abril de 2023
As aulas online de Práticas Ambulatoriais possuem frequência mensal e ocorrem preferivelmente às sextas-feiras, das 09hs às 12:00hs.
1. RG/CNH ou RNE (Registro Nacional de Estrangeiro)
2. CPF
3. Comprovante de Residência
4. Diploma de Graduação
5. Certidão de Colação de Grau (Se você ainda não possui o diploma)
6. Foto
Para ATIVAR a sua matrícula você precisará concluir as etapas abaixo:
1. Fazer o cadastro completo no site
2. Ler e aceitar eletronicamente o contrato de matrícula
3. Realizar o pagamento da 1ª Parcela
4. Enviar todos os documentos solicitados
Cada turma possui um grupo de suporte e tutoria para tirar todas as dúvidas durante toda a extensão do curso.
Sim, cumprindo as exigências de documentação você pode se matricular mesmo morando em qualquer lugar fora do Brasil.
O conteúdo deste site, como textos, receitas, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas ou cuidados médicos e/ou nutricionais.
Procure orientação do seu médico para diagnósticos e tratamentos.
Dra Tielle Machado
Copyright © 2016 Dra. Tielle Machado CRM- 52.86811-6
Enviaremos detalhes da Pós pelo seu email.